Disciplina de Harmonização Facial na Odontologia

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Disciplina de Harmonização Facial – Toxina Botulínica e de Materiais Preenchedores em Cursos de Graduação de Odontologia

O uso da toxina botulínica já é uma realidade dentro de diferentes áreas da odontologia. Sua eficácia no tratamento de algumas síndromes dolorosas é bem conhecida, assim como o seu uso em algumas condições estéticas complementares ao tratamento odontológico.

Da mesma forma, incluem-se o uso e os conhecimentos dos materiais preenchedores orofaciais.-Dentro desse contexto, o ensino sobre suas aplicações, manuseio, indicações, legislação quanto ao seu emprego na odontologia, técnicas manejo e protocolos para o seu emprego seguro e responsável, dentre outros, tornou-se uma necessidade premente dentro de nossa profissão. 

Geralmente esse aprendizado tem sido oferecido em cursos de capacitação profissional aos cirurgiões dentistas já graduados. No entanto, em virtude da crescente demanda de aplicações dentro da odontologia, esse ensino, em nossa opinião, deverá, paulatinamente, ser implementado na grade curricular dos cursos de odontologia.

Disciplina de Harmonização Facial professores

OS AUTORES > Célia Barbosa e José Ricardo Barbosa, EX professores titulares da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/SP (FOP/UNICAMP).

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COMO IMPLANTAR A DISCIPLINA

As diferentes disciplinas e especialidades clínicas que já fazem uso da toxina botulínica e dos materiais preenchedores, podem implementar a construção e aplicação de uma área complementar que viabilize o ensino teórico e a prática sobre estes conteúdos. 

Ou ainda, este conteúdo poderá ser incluído no contexto de ensino do Curso de Odontologia através de uma disciplina regular. Isto envolverá a reformulação da grade curricular para a inserção de uma nova disciplina. -Este processo é bastante trabalhoso e difícil. Um modo mais fácil e dinâmico para implementar esse conteúdo ao Curso de Odontologia é o seu oferecimento através de uma disciplina optativa.

Neste caso, caberá ao aluno a opção de cursá-la ou não. Estas são mais fáceis de serem implantadas dentro do currículo de uma instituição de ensino odontológico, pois não requerem alterações em toda a grade curricular do curso.

CARGA HORÁRIA

1a turma Disciplina de Harmonização Facial

Independentemente da forma como for estruturada a disciplina, o ensino apropriado destes conhecimentos deve envolver 120 horas semestrais. 

Estas devem ser distribuídas entre ENSINO TEÓRICO (30%), ATIVIDADES LABORATORIAIS (20%), ATIVIDADES CLÍNICAS (30%) e ATIVIDADES EXTRA-CLASSE (20%). 

CONTEÚDO da Disciplina de Harmonização Facial

Essencialmente, o conteúdo da disciplina deve contemplar: 

1. Regulamentação e legislação sobre os materiais e técnicas 

2. Anatomia e histologia aplicada 

3. Farmacologia e informações técnicas sobre os produtos 

4. Indicações e conta indicações 

5. Efeitos adversos e complicações 

6. Protocolos de manuseio dos materiais 

7. Protocolos de aplicação 8

8. Procedimentos pré e pós operatórios.

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO – Disciplina de Harmonização Facial

As avaliações necessárias para cada uma destas etapas podem ser mensais ou quinzenais, e devem envolver: 

1. O aprendizado teórico: podendo ser pela aplicação de testes com alternativas de simples escolha ou questões dissertativas; 

2. O aprendizado técnico: pela análise imediata dos exercícios aplicados nas aulas de laboratório, e pela análise do desempenho clínico do aluno, durante as atividades clinicas; 

3. O desempenho extra classe: através de trabalhos escritos sobre os diferentes temas ensinados, ou pelas apresentações sobre os assuntos ministradas em eventos científicos, premiações recebidas, ou por publicações sobre o assunto em periódicos que o aluno execute no transcorrer da disciplina.

A aplicação de avaliações pré e pós a apresentação de um conteúdo teórico ou de um novo aprendizado prático pode se constituir em uma técnica consistente para o aprendizado e fixação do ensino. 

Essa experiência é feita mediante a distribuição prévia de literatura sobre o assunto a ser abordado; ou então pela disponibilização do assunto através de mídia interna ou externa à instituição. 

Esta disponibilização do material é feita previamente à atividade a ser abordada. Os alunos respondem às mesmas questões, dissertativas ou sob forma de testes, antes e depois da atividade. 

Nós já tivemos a esta experiência e a mesma demonstrou-se muito eficaz, na medida em que foi possível controlar a qualidade de aprendizado através de leitura individual, como também permitiu o controle da assiduidade e pontualidade dos alunos. A sedimentação do conhecimento também pode ser feita e discutida por meio de apresentação de seminários pelos alunos a toda a classe.

Na dependência do número de alunos, estes seminários podem ser individuais ou realizados em grupos pré definidos e orientados pelo Professor. Os temas devem discorrer tanto sobre os assuntos teóricos quanto clínicos e laboratoriais.

Apresentações curtas (de 15 minutos) feitas pelos alunos, seguidas de discussão ativa dos demais membros da classe (de 15 minutos), com breves interveniências do Professor, são muito produtivas ao aprendizado.

CONCLUSÃO

Temos experimentado com sucesso a aplicação destes novos conhecimentos em nossa instituiçao de origem. Consideramos que, como outros assuntos que antes eram vistos somente como temas de capacitação profissional (como os implantes intra e extra orais) e que hoje fazem parte das grades curriculares dos cursos de graduação.

Também o ensino da toxina botulínica e dos materiais preenchedores será viabilizado nos programas regulares dos cursos de graduação em odontologia. 

Tendo em vista a evolução do conhecimento nesta área e a sua consolidação dentro de nossa profissão, esta é uma realidade que cada vez mais se fortalece e se consolida como tal. 

Um abraço

BLOG CONTOX

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